Fazenda Talita Kum - Itapetininga / SP

Anspaz - Associação Nossa Senhora Rainha da Paz: Fazenda Talita Kum - Itapetininga / SP

Fazenda Talita Kum - Itapetininga / SP

Desenvolvemos um trabalho de (re)inclusão com crianças, jovens e adultos em situação de risco

Projeto Autonomia Sociedade da Alegria


O Projeto Autonomia Sociedade da Alegria tem a finalidade de “lazer” possibilitando  as crianças e adolescentes a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, danças, expressão de sentimentos, afetos e emoções.

“O lazer e a disponibilidade de espaços para atividades lúdicas e esportivas são necessidades básicas e, por isso, direitos do cidadão.” (PCNS, vol 7, pág 29). 

Dessa forma, entendemos que as atividades desenvolvidas seja um processo que deve interagir com o desenvolvimento do ser humano, respeitando suas individualidades, suas crenças, valores morais, culturais e étnicos, propiciando atitudes reflexivas que possibilitem ao indivíduo a resolução não só de seus problemas cotidianos imediatos, mas a responsabilidade de transformar sua realidade.

A compreensão de regras e a autonomia para a organização das atividades permitem que os aspectos estratégicos dos jogos passem a fazer parte dos problemas a serem resolvidos pelo grupo e, nesse sentido, o educador monitor solicita uma reflexão e uma conversa sobre a qual estratégia mais adequada para cada situação, auxiliando assim para que novos aspectos tornem-se observáveis.

“Em determinadas realidades, o consumo de álcool, fumo ou outras drogas já ocorre em idade muito precoce. A aquisição de hábitos saudáveis, a conscientização de sua importância, bem como a efetiva possibilidade de estar integrado socialmente ( o que pode ocorrer mediante a participação em atividades lúdicas e esportivas), são fatores que podem ir contra o consumo de drogas. Quando o indivíduo preza sua saúde e está integrado a um grupo de referência com o qual compartilha 
atividades socioculturais e cujos valores não estimulam o consumo de drogas, terá mais recursos para evitar esse risco”. (PCNS, vol 7,pág:31)

Nesse sentido, o Projeto tem como objetivo apontar metas de qualidade que ajudem a criança ou adolescente a enfrentar o mundo atual como cidadão participativo, reflexivo e autônomo, conhecedor de seus direitos.

Objetivos Específicos:

Oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos usuários;

Possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vista ao desenvolvimento de novas sociabilidades; 

Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;

Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;

Contribuir para a inserção, reinserção e permanência da criança e adolescente no sistema educacional.

Beneficiários:

Crianças e Adolescentes com faixa etária de 6 a 17 anos, moradores do Jardim Marabá, Bairro do Taboãozinho, Gramados I e Gramados II.

Metodologia de Trabalho: 

Esse Projeto foi idealizado para ser um espaço de lazer, de convivência, de formação, de autonomia e cidadania de crianças e adolescentes. 

Foi batizado com o nome de Autonomia para estimular as crianças e adolescentes a se governarem por si mesmo.

Autonomia segundo o Mini Aurélio, 7ª edição define-se como faculdade de se governar por si mesmo.

O Padre Milton Satiro de Oliveira em sua catequese ressalta que a educação é toda uma preparação da mente e do coração, tendo como missão a formação de homens cristãos e honestos. O sistema preventivo de Dom Bosco em nosso projeto é seguido nos diversos ambientes.

Por isso o sistema em nosso Projeto está alicerçado na chamada regra de ouro: “ Faça aos outros, aquilo que gostaria que fizesse com você e não faça aos outros, aquilo que não gostaria que fizessem com você”.

As atividades do projeto Autonomia Sociedade da Alegria são desenvolvidas aos finais de semana, momento em que crianças e adolescentes encontram-se ociosos, e que a única fonte de lazer é a “rua”.

Então O Projeto os convida a sair da “rua” para um espaço que encontrem lazer.

Os encontros são aos sábados (14h ás 18h) e domingos (8h ás 17h).

As crianças são distribuídas em oficinas de acordo com a faixa etária. Temos oficinas de artesanato; brinquedoteca; sala de jogos; momento de leitura; futebol e atividades de lazer. E ao iniciar os encontros temos a catequese, um momento de espiritualidade, e como dizia Dom Bosco “o que somos é presente de Deus, no que nos transformamos é o nosso presente a Ele.”

As crianças e adolescentes recebem cupons por participação ao longo do ano (sábado: 20 pontos e domingos: 35 pontos). Estes cupons são apresentados no final do ano, somados e trocados por “dinheirinho” que dará direito a crianças ou adolescentes de adquirirem diversos produtos na Loja de natal do Projeto.

Amor solidário

Consiste em distribuir todos os dias alimentos a mais de 400 famílias de Itapetininga. Uma providencia doada por um grupo solidário da cidade de Sorocaba. Neste amor não poderia deixar de te a Santa Missa, a qual ocorre todas as Terças-feiras às 14h. Deste grande grupo foram selecionados 6 grupos com 5 pessoas que intercalam nas semanas e estão sempre prontos para servir ao próximo.

Doações:

Banco do Brasil

Agência: 0199-6

Conta Corrente: 22.543-6

CNPJ: 58.479.262/0001-60

Associação Nossa Senhora Rainha da Paz 
Avenida Ciro Albuquerque, 5014
Bairro Taboãozinho        Itapetininga / SP                
Caixa Postal 91               CEP - 18213-605
Tel. (15) 3273.4188
Email: contato@anspaz.net